Oradores

O TEDXVilaNovadeGaia reuniu um extraordinário conjunto de 12 oradores nacionais e internacionais que partilharam as suas ideias e experiências sobre equilíbrio e mudança em áreas tão diversas como a sociedade, a educação, a ciência, o desporto, a tecnologia, a cultura ou o ambiente. 

A diversidade e a substância de pensamentos e vivências dos oradores, bem como as performances desta primeira TEDxVilaNovadeGaia, constituíram, esperamos, uma inspiração catalisadora da concretização de ideias individuais e colectivas na comunidade de Vila Nova de Gaia. 

Susana Fernando Oradora

Equinócio do Design.
Potenciar o design na investigação científica.

Susana Fernando Oradora

Equinócio do Design.
Potenciar o design na investigação científica.
Vive no Porto e concilia a prática do Design Gráfico com a docência desde 1998. Tem atelier próprio com colaborações pontuais com outros designers e fotógrafos. Trabalhou em projetos para Museu dos Transportes e Comunicações, Instituto Politécnico do Porto, FEUP Museu, INESC Porto, ISPUP, FCUP, entre outros. É docente na ESAD, Escola Superior de Artes e Design – Matosinhos. No âmbito do doutoramento em Educação Artística da Faculdade de Belas Artes do Porto, explora, neste momento, o papel potenciador das imagens e a participação do designer no processo da investigação científica.

Jing-She Performance

Equinócio das artes marciais.
Procurar o equilíbrio pela construção da mudança.

Jing-She Performance

Equinócio das artes marciais.
Procurar o equilíbrio pela construção da mudança.
A Jing-She é uma escola multifacetada que combina a vertente desportiva com uma sólida consistência educativa vocacionada para respeitar a unicidade de cada aluno procurando um desenvolvimento equilibrado. A psicologia, o desporto e as artes marciais chinesas, são ferramentas fundamentais para encorajar os alunos na procura da excelência potenciando todas as suas capacidades.

O serviço Educativo da Jing-She, cria em 2010 - um espaço que pretende aproximar a comunidade, da cultura chinesa – dos seus rituais e práticas marciais milenares – e assim contribuir para uma sociedade multicultural, mais rica e tolerante.

A escola desenvolve também extensa actividade na vertente de integração social de jovens desfavorecidos e promove um projecto pioneiro na area do autismo. O Wushu kungfu ajuda pessoas no Espectro do Autismo a ter mais foco, menos propensão à frustração e mais participação nas atividades com outros, bem como ao desenvolvimento global das capacidades motoras e cognitivas.

Dani Diéguez Orador

Equinócio do Trabalho.
Conectar pessoas ou aguardar até que a nossa organização desapareça.

Dani Diéguez Orador

Equinócio do Trabalho.
Conectar pessoas ou aguardar até que a nossa organização desapareça.
Empreendedor social que acompanha entidades e empresas a colocarem os desafios dos seus proprietários, empregados, clientes, fornecedores e outros colaboradores no centro das suas decisões, para assim conseguir superar as dificuldades da atual situação económica.

Grande defensor da Economia Social, a cocriação e a busca de sinergias, participa em vários programas de apoio ao empreendedorismo, à geração de novas cooperativas e à criação de ligações fortes entre a Galiza e o Norte de Portugal. Facilita sessões de aprendizagem com um estilo marcadamente dinâmico, misturando atividades ao ar livre, com sessões de Lego Serious Play e ações de gamificação.

Nos últimos anos, tem colaborado em várias organizações de eventos TEDx nos dois lados do Minho, até chegar a liderar um na cidade de Ourense no próximo mês de novembro: TEDxXardindoPosio.

Maria Sá Silva Performance

Equinócio da Música.
Encontrar a harmonia no improviso.

Maria Sá Silva Performance

Equinócio da Música.
Encontrar a harmonia no improviso.
Aos sete anos de idade mergulhou no mundo da música, tendo iniciado os estudos no Conservatório de Música do Porto, na classe de harpa da professora Áurea Guerner. Em Julho de 2019 concluiu a licenciatura em harpa, na Civica Scuola de Musica Claudio Abbado (Milão), na classe da professora Irina Zingg.

Em todo o mundo tem obtido reconhecimento, destacando-se os prémios que alcançou em Espanha (o Concurso Arpa Plus), em França (Concours Français de La Harpa de Limoges) e México (Mexico International Harp Competition), e a colaboração com orquestras em Portugal, Londres, Brasil e Itália.
Apaixonada pela música, demonstra-o sempre que se apresenta em palco, em concertos e recitais a solo na Casa da Música, Pinacoteca di Brera (Milão), Auditorium Latuada (Milão), Guidhall School of Music (Londres) e, em Outubro de 2018, no Museo Teatrale La Scala (Milão).

Atualmente harpista principal da orquestra de Cascais e Oeiras, a música é a sua linguagem, o veículo privilegiado de transmissão de emoções, ideias e histórias.

Manuel de Sousa Orador

Equinócio da História.
Recuperar o passado é preparar o futuro.

Manuel de Sousa Orador

Equinócio da História.
Recuperar o passado é preparar o futuro.
Licenciado em Ciências Históricas, Mestre e Doutorando em Turismo respectivamente pelas Universidades do Porto e de Aveiro, possui uma extensa formação pós–graduada nas áreas da gestão, marketing, comunicação e relações públicas.

Com uma sólida carreira no mundo empresarial, o seu trajeto percorre multinacionais como a Schweppes, a Duracell ou a Texas Instruments Portugal. Assumiu durante 14 anos a direção de marketing da Exponor nas suas mais variadas vertentes e mais recentemente, a direção de comunicação da icónica Livraria Lello, no Porto.

Apesar de mais de duas décadas de forte ligação ao mundo empresarial, nunca esqueceu a paixão pela História e pelo Património da cidade do Porto. Foi essa mesma predileção que o levou a criar no facebook a página Porto Desaparecido, que conta hoje com mais de 100 mil seguidores.

O reconhecimento da importância desta ideia para a nossa memória colectiva surge em 2013 com a atribuição da Medalha Municipal de Mérito pela Câmara Municipal do Porto. Autor do livro Porto d’Honra (Esfera dos Livros), é formador e conferencista, colaborando em diversos jornais e revistas. Sócio da empresa de animação turística Gbliss, promove felicidade como chief storyteller em visitas guiadas pela cidade que proporcionam autênticas viagens no tempo.

Tiago Costa Orador

Equinócio das Viagens.
Viajar é conhecer o eu através dos outros.

Tiago Costa Orador

Equinócio das Viagens.
Viajar é conhecer o eu através dos outros.
Tiago Costa começa o seu percurso publicando reportagens de viagem no jornal Público e na revista Visão. Posteriormente desenvolve o seu trabalho como diretor criativo de projetos documentais com colaborações que incluem a National Geographic Society, o Museu da Fundação Oriente, Museu de História Natural e da Ciência e o World Wildlife Fund. Actualmente produz projectos editoriais para a agência de viagens aventura Nomad.

Maria João Leão Oradora

Equinócio da Ciência e Sociedade.
Eleger a ciência e a saúde como desígnios da sociedade.

Maria João Leão Oradora

Equinócio da Ciência e Sociedade.
Eleger a ciência e a saúde como desígnios da sociedade.
Fundadora e Diretora executiva da Maratona da Saúde, uma associação sem fins lucrativos que está a lançar em Portugal, em estreita parceria com a RTP, um formato internacional que tem como principais objetivos sensibilização da sociedade na área da saúde e da ciência e a angariação de fundos para a investigação biomédica em Portugal.

Licenciou-se em Biologia pela Universidade de Coimbra e tem mestrado em Biotecnologia pela Universidade de Leicester, no reino Unido. Frequentou o Programa de Doutoramento em Biologia e Medicina do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) e fez investigação nas áreas da virologia e do cancro da mama no Imperial College e no Breakthrough Breast Cancer, no Reino Unido. Foi coordenadora, desde 2007 até 2012 de projetos de angariação de fundos e de comunicação de ciência no IGC, onde desenvolveu parcerias inéditas com a Everything is New no festival de música NOS Alive e com a Vista Alegre.

Michael Lemmel Orador

Equinócio do Desporto
Mudar o mundo através dos valores de um novo desporto.

Michael Lemmel Orador

Equinócio do Desporto
Mudar o mundo através dos valores de um novo desporto.
Diretor de Corrida e Co-fundador da ÖTILLÖ- The Swimrun World Series.

Em 2005, Michael Lemmel e Mats Skott usam a idéia de uma aposta, entre 4 suecos bem bebidos, sobre quem atravessaria mais rapidamente, a nadar e a correr, o arquipélago de Estocolmo , para criarem uma corrida que se tornou a génese de um novo desporto - o Swimrun.

O Swimrun está a tornar-se um fenómeno global, sendo o desporto de endurance com maior crescimento nos últimos anos. O swimrun não é apenas um desafio físico e mental extremo com corridas consideradas das mais duras do mundo, mas é também um desporto baseado em valores muito fortes de colaboração e sustentabilidade. Michael e sua equipa veem a ÖTILLÖ como um veículo de mudança onde querem crescer de forma sustentável e querem ser uma voz forte para criar mudança nas nossas vidas diárias.

Alex Pereira Orador

Equinócio da Educação.
Surfar as ondas da desescolarização.

Alex Pereira Orador

Equinócio da Educação.
Surfar as ondas da desescolarização.
Dono de um atribulado percurso académico, que vai desde a Medicina à Psicologia, das Artes Cénicas à Educação, entrega-se à busca do seu Equinócio Pessoal elegendo a vida como escola.

Brasileiro, descobre em Portugal novos mundos como voluntário na Escola da Ponte de José Pacheco. Mas é o documentário "La Educacion Prohibida" que o inspira a mergulhar de cabeça mundo afora viajando/vivendo em 12 países (7 na América Latina e 5 na Europa) e mais do que conhecer projetos pedagógicos alternativos, descobre culturas e suas gentes e a solidariedade do Ser Humano!

Sente que a melhor maneira de fazer algo pela humanidade é ser feliz! Vive atualmente num pequeno povoado na Catalunha próximo a Barcelona, onde compartilha ondas e ventos no Mediterrâneo, canta Medicina em fogueiras e semeia sonhos e sorrisos como palhaço.

Ensemble Portingaloise Performance

Equinócio da Dança.
Partilhar a intemporalidade da harmonia do movimento.

Ensemble Portingaloise Performance

Equinócio da Dança.
Partilhar a intemporalidade da harmonia do movimento.
Dedica-se à divulgação da Dança Antiga (dança europeia dos séculos XV a XVIII) pelas vias criativa, performativa, formativa e de investigação científica.

É constituída por artistas de formação versátil – dança, música, teatro, história da arte – que baseiam o seu trabalho no contacto direto com documentos coreológicos escritos que orientam uma interpretação historicamente informada. Para além disto, o grupo pretende refletir os conteúdos antigos no espaço e tempo presentes, pesquisando profundamente a reação do corpo contemporâneo às definições de movimento e gesto de outros contextos históricos.

Em 2016 desenvolveu a criação original contemporânea KinskI com apresentação no Teatro Helena Sá e Costa, no Armazém22, nas III Jornadas de Estudo sobre o Convento dos Capuchos (versão site specific), e no ciclo Danses Abritées (2018), no Théâtre Paul Éluard, Paris (contando com a consultoria artística de Béatrice Massin/Compagnie Fêtes Galantes). Em co-produção com o grupo Il Dolcimelo apresentou o Auto do Labirinto no XX Encontro de Música Antiga de Loulé (2018) e no V Festival Portingaloise (2019), espetáculo de teatro, dança e música quinhentista.

Alaa Abi Haidar Orador

Equinócio da Arte/Ciência.
Explorar as novas fronteiras do humano.

Alaa Abi Haidar Orador

Equinócio da Arte/Ciência.
Explorar as novas fronteiras do humano.
Artista (pintor, cineasta e fotógrafo) e cientista (Doutorado em sistemas complexos, cientista de dados e especialista em inteligência artificial) está entre os pioneiros da arte gerada por inteligência artificial.

Alaa, Al ou ALAgrApHY usa algoritmos para ensinar os computadores a gerar mosaicos compostos por milhares de faces únicas (de pessoas fictícias) de todas as origens, idades e géneros, inspiradas no seu projeto humanitário 1001faces.org.

A sua obra "D'ame (s) Souriante (s)" ganhou o prémio de arte digital no Salon d'Automne e foi exibida no Grand Palais em 2018 e 2019. A sua obra coletiva / interativa "Collective Brain X" esteve em exposição na Fundação Gulbenkian este ano enquanto artista residente no Instituto Gulbenkian de Ciencia.

Quando a ciência sozinha não consegue responder às suas perguntas, o ALAgrApHY recorre à arte e usa a arte e a ciência de mãos dadas para interagir e expressar as maravilhas do mundo.

Beatriz Machado Oradora

Equinócio do Vinho.
Celebrar Dioniso num novo milénio.

Beatriz Machado Oradora

Equinócio do Vinho.
Celebrar Dioniso num novo milénio.
Mestre em Viticultura e Enologia pela conceituada Universidade da Califórnia em Davis, nos EUA, viu o seu mérito reconhecido por atribuição de vários prémios internacionais entre os quais uma bolsa da Wine Spectator.

Consultora nas regiões do Douro e Alentejo, aceitou o desafio de se tornar a primeira Diretora de Vinhos de um hotel vínico de 5 estrelas em Portugal, o The Yeatman. Desde junho de 2010, Beatriz é responsável por uma cave com 30.000 garrafas, que encerra uma coleçao excecional de vinhos de mesa e vinhos do Porto.

Actualmente, lidera o desenvolvimento do Wine Experience (museu do vinho de mesa português, com 3.000 metros quadrados), a escola de vinho e a garrafeira, parte de um complexo cultural altamente sofisticado que inaugura em 2020 em Vila Nova de Gaia para contar a história do vinho português, fazer pontes com o mundo e prolongar a estadia dos turistas.

Beatriz é uma foodie, gosta de viajar, e é uma verdadeira entusiasta de fotografia.

Mike Weber Orador

Equinócio do Mar.
Proteger o ambiente através da investigação e divulgação.

Mike Weber Orador

Equinócio do Mar.
Proteger o ambiente através da investigação e divulgação.
Nasceu na Alemanha e vive há 40 anos em Portugal onde casou e é pai de dois filhos. Foi o mentor da ideia da Estação Litoral da Aguda ELA, na Praia da Aguda, em Vila Nova de Gaia, e é o diretor desde a sua criação em 1999.
Também é professor no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar ICBAS da Universidade do Porto onde começou a lecionar Ecologia Aquática em 1982. No âmbito da sua atividade científica viajou para muitos países fora e dentro da Europa.
Vários livros da sua autoria e coautoria foram publicados pelas Edições Afrontamento do Porto nos últimos 27 anos. As suas obras incidem sobre a história da Praia da Aguda, a fauna e flora do litoral, o mar, os recursos aquáticos em geral, as pescas, os achados da praia, o vidro-do-mar e a história e etnografia do anzol.

Judite Nascimento Oradora

Equinócio do Desenvolvimento.
Integrar e promover a coesão, o novo paradigma da Universidade.

Judite Nascimento Oradora

Equinócio do Desenvolvimento.
Integrar e promover a coesão, o novo paradigma da Universidade.
Doutorada em Geografia - Ordenamento do Território e urbanismo, na Universidade de Rouen-França em 2009. Concluiu o seu mestrado em Geografia - Planeamento Regional e Local, na Universidade de Lisboa em 2004. Completou a Licenciatura em Geografia em 1995 na Universidade Estadual de Kharkov-Ucrânia.

Foi Vogal e mais tarde Presidente do Conselho Diretivo do Departamento de Ciência e Tecnologia da Universidade de Cabo Verde e é professora da Universidade desde a sua fundação. Foi professora de Geografia no antigo Instituto Superior de Educação de Cabo Verde desde a sua fundação em 1996 até a sua integração na Universidade em 2006.

Dedica as suas atividades de investigação e ensino às áreas científicas: planeamento espacial, planeamento e gestão urbanos, governança urbana, mobilidade, população e o espaço urbano, migrações, geografia urbana e crescimento e desenvolvimento urbano. Dirigiu o Centro de Pesquisa em Desenvolvimento Local e Ordenamento do Território da Universidade de Cabo Verde.

É Reitora da Universidade de Cabo Verde desde 2014, tendo renovado o seu mandato em março de 2018. É Presidente do Conselho de Administração da Universidade Virtual Africana (UVA), Vice-Presidente da Associação das Universidades da Língua Portuguesa (AULP), Vice-Presidente da Associação de Universidades de Língua Portuguesa para a Formação a Distância e membro da União Académica de Oxford.

Luís de Matos Orador

Equinócio da Tecnologia.
Assumir a esperança de humanizar a robótica.

Luís de Matos Orador

Equinócio da Tecnologia.
Assumir a esperança de humanizar a robótica.
Natural da Covilhã, fundou em 2012 na sequência de um projeto de investigação académica, a Follow Inspiration, uma Startup tecnológica na área da robótica, inteligência artificial e visão por computador sediada no Fundão, onde, nos últimos anos, tem desenvolvido a tecnologia wiiGO que é capaz de fazer seguimento inequívoco de pessoas e de tornar qualquer carro ou equipamento num veículo autónomo especialmente adaptado às especificidades dos seus utilizadores e à indústria.

Com a tecnologia wiiGO, conseguiu já importantes prémios nacionais e internacionais, dos quais se destacam as distinções atribuídas pela Microsoft, pela Fundação Altran e pela Intel e culminou no registo de várias patentes com concessão já nos Estados Unidos da América e com a aplicação da tecnologia em França, Espanha, Alemanha e Portugal. Lidera uma equipa de 16 pessoas e em conjunto conseguiram já 2 capitais de risco e projetos comunitários.

Fora do âmbito empresarial conta no seu curriculum com a participação no Movimento Independente Acreditar Covilhã onde desempenhou as funções de Mandatário de Empreendedorismo e apoiou nas áreas do empreendedorismo e investimento, o Movimento do CDS Nova Energia, liderado pelo Adolfo Mesquita Nunes, nas últimas eleições autárquicas na Covilhã. É também membro do conselho consultivo do IPDAL (Instituto para a Promoção da América Latina e Caraíbas) e membro de um grupo consultivo do Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa.